quinta-feira, 10 de julho de 2008

... tantos salmos há ainda por escrever... tantos...

Salmo 164
Por Rui Santiago
Deus de todas as manhãs, fonte inesgotável de Vida, sentido e plenitude do gosto de viver que levamos dentro como uma Vocação inapelável à qual chamamos “ser feliz”…
Deus da Vida e da Paz, Deus Libertador proclamado por Jesus de Nazaré como “Deus de vivos e não de mortos”e chamado por ele de “Abba”, Amor Paternal…
Deus da minha Vida, meu Senhor e meu Dono… Trago-te gente hoje comigo. É quase impossível encontrar-se contigo sozinho. Trago-os todos comigo. Tu conheces cada rosto e cada história, porque pertencem-Te. Acredito nisto.
Cada pessoa que se abre a mim é como um Admirável Mundo Novo que me surpreende… Que mistério de beleza, harmonia, fome de ser e viver levamos dentro, oh Deus Criador que nos sonhaste assim…
Admirável Mundo Novo, um universo pessoal inteiro que se abre dentro de mim, como um jardim enorme onde alguém me convida a entrar dando-me a mão… E eu vou, deixo-me ir, sempre na certeza que a Ti mesmo Te encontrarei também lá no centro desse jardim, na raiz energética desse universo pessoal para o qual sou convidado…
Até hoje, nunca me desapontaste. Sempre Te encontrei a Ti habitando o mais íntimo dessas pessoas que se abrem e me convidam a entrar.
Não Te encontrei quase nunca de forma religiosa… Não Deus em forma de “deus”, com as vestes religiosas que todos os “deuses” gostam de vestir, mas Deus mesmo, em forma de Vida, Esperança, Amor, Justiça, Renascimento, Perdão, Cura… Esses trajes luminosos que Te assentam tão bem e acontecem em nós com uma carga libertadora muito forte…
Deus Bom, que não Te armas “ao divino” mas Te fazes Vida Eterna em nós… Deus-DEUS, que te ocupas mais com a Felicidade e a Vida dos Teus do que com os credos que eles rezam…
Tu que percebes do Mistério da Vida… Tu que me conheces… Tu que amas infinitamente todos os que habitam o meu Coração neste momento…
Tu, meu Senhor e meu Dono, meu Redentor e Libertador, meu Amor Maior… Tu, meu… Sem Te possuir nunca nem O desejar sequer… Mas todo meu e para mim… Tu, Deus Vivo e dos Vivos, mergulha-me cada vez mais profundamenteno mistério da Vida, da Sabedoria e do Gosto de Viver…
Faz-me digno de entrar conduzido pela mão em cada Admirável Mundo Novo que abrem diante de mim, já que é um dom que me fazem por pura graça, generosidade e confiança…
Domina-me, meu Senhor e meu Dono, domina-me nessas horas, possui-me com o poder invencível do Espírito Santo, para que eu saiba comportar-me “à Jesus” e ver no mais íntimo e virginal de cada um, um mistério de beleza, dignidade e amor à Tua imagem e semelhança.
Dá-me a coragem de não querer ter soluções… Dá-me a sabedoria de não dizer a palavra certa no momento certo quando a não há… Dá-me a humildade de dizer sempre “não sei” quando não souber… Ensina-me esse Teu Silêncio admirável que dá espaço ao outro de ser ele próprio, ter-se nas mãos, possuir-se…
Deus de Vivos e não de Mortos, Deus de Jesus de Nazaré, meu Mestre e Encanto maior da minha Vida, quero pertencer-te de tal maneira que nunca deixa de sentir-me agradecido e admirado pela dinâmica da Vida a emergir dentro e diante de mim…
Nunca quero deixar de me sentir privilegiado e dignificado pela generosidade daqueles que se abrem a mim e me estendem a mão dizendo: “Anda ver…” E entre risos e choros, entre flores e silvas, lá vamos, como quem caminha descalço em território sagrado… Não é assim que Te passeias também em nós?
E por momentos acaba a solidão. E por momentos o que era feio foi tocado com amor e recriado. E por momentos o que era escuro foi rasgado por um fio de luz. E por momentos o lado escuro e feio da Vida foi partilhado com alguém que não se assustou nem fugiu. E por momentos parece que a Vida pode começar toda de novo.
E depois, muitas vezes, percebemos que afinal, esses momentos são para sempre…
Deus da Vida e da Paz… Deus de Vivos e não de Mortos… Acredito em Ti!
Acredito que são verdadeiras estas palavras que Tu dizes: “O que era antigo, passou! Eis que Eu faço novas todas as coisas…” (Ap 21, 4-5)
Acredito em Ti.

Um comentário:

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

vc é linda.... nao vejo a hora de te dar um abraco