terça-feira, 10 de junho de 2008

conhecer... Conhecer...


" Tenho a certeza que o melhor da nossa Vida está marcado pelas pessoas que conhecemos. As pessoas que conhecemos: eis, de fato, o Conhecimento que se torna fonte de sabedoria e felicidade. Não estamos talhados para o conhecimento meramente técnico, teórico ou fatual, mas para o Conhecimento, ou seja, para a descoberta das coisas e do sentido dos acontecimentos em contexto relacional.

A nossa própria descoberta pessoal, o autoconhecimento, se quiseres, é uma realidade relacional. Ninguém vê diretamente o seu próprio rosto, mas apenas o rosto de outros, e é no rosto deles que descobrimos os traços do nosso próprio Rosto. É esse o caminho de descoberta e formação da con-sciencia (traduzindo: co-conhecimento)…

O melhor da vida são as pessoas que conhecemos de tal maneira que as podemos amar e fiar-nos do seu amor por nós. O conhecimento que gera em nós sabedoria e realização pessoal é o que acontece possibilitado por esta experiência relacional de “vida em rede”. O resto é “saber”, muitas vezes oco e abstrato, ainda que interessante, que tem na nossa vida um insubstituível valor instrumental, mas não é um fim em si próprio.

Mas, quais pessoas?

Aquelas que não nos fecham sobre si próprias, não nos limitam aos horizontes próprios do seu egoísmo ou da sua falta de dinamismo interior. O melhor da Vida são as pessoas que conhecemos e se tornam para nós como uma “porta relacional” para entrarmos em descobertas que não faríamos sozinhos… a descoberta de nós mesmos, a descoberta do sentido dos nossos dias, o valor dos nossos desejos, a importância dos nossos projetos, o horizonte da nossa capacidade de amar, esperar, acreditar, escolher, acolher…

São o maior tesouro que podemos encontrar na Vida, estas pessoas que conhecemos e nos fazem entrar, por serem como são, nalguma dimensão do Mistério da Vida e do Gosto de Viver em que não entraríamos sem a sua “porta”. É por isso que é incrivelmente empobrecedor ser egoísta ou fechar-se aos encontros com outros… "

Nenhum comentário: