Ética Socrática
Ética é a grande criação grega que até agora inspira cuidados e uma grande complexidade de entendimento por seus inúmeros conceitos. Compreender a “Ética Socrática” só é possível pela atenção no modo como Sócrates existiu, ou seja, como se deu sua existência diante de sua época , sua cidade.
O grande discurso de Sócrates poderia chamar sua posição diante da vida um discurso ou um mar de questões, duvidas sempre levantadas por ele e despertando os que estavam ao seu redor. Ele elaborou o método dialógico questionando sempre, levando o outro a um voltar para si, um questionar de si próprio e de suas convicções, se perguntar, rever sua posição ou até mesmo o seu saber e sua visão de mundo.
Falar de uma “ética socrática” é pensar sobre conhecimento de si e retomar aos valores, ao costumes que são adquiridos em sociedade. Posso pensar sobre uma ética social que está presente ou que se espera que esteja presente na vida em sociedade.
É importante afirmar sobre uma ética social ,quando Sócrates apresenta uma noção de justiça que é irrevogável , uma lei universal, a “lei” seria a própria idéia de justiça que conduziria o sujeito a suas próprias escolhas.
Uma virtude que só é adquirida através do conhecimento do bem, o não observar seria pura ignorância por não conhecer o bem.
Pensar e pensar... E mais um pouco pensar numa filosofia de Sócrates é muito mais do que filosofar, é tomar posição, ocupar seu lugar na existência, fazer escolhas levando em conta o seu livre arbítrio e observando a liberdade que obedece à razão, compreendendo a sua própria identidade e seu Ethos particular, assim com o conhecimento do bem, fazer suas escolhas dentro de um dever moral.
domingo, 8 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário